Parece que o trabalho não foi em vão e que vamos, finalmente, ter algum espaço de manobra para o ensino da Matemática.
No início do ano lectivo fizemos, a nível de escola e depois alargada, uma reflexão bastante aprofundada acerca das dificuldades existentes e demos algumas sugestões para um possível sucesso.
Claro que todos sabemos existem muitos factores exteriores que condicionam a aprendizagem da Matemática, tal como a cultura de "dificuldade" a que todos a associam. É a única disciplina em que é aceite, por parte de muitos encarregados de educação, que os alunos não tenham sucesso. Já muitos de nós ouvimos "Eu também nunca fui bom a Matemática" e é algo muito difícil de combater.
Aliado a factores como este, existem ainda a falta de empenho da grande maioria dos nossos alunos, o facto de se tratar de uma disciplina onde a continuidade é fundamental, onde os conhecimentos são encadeados.
Há que, de uma vez por todas, combater a sério todos os fantasmas da Matemática. Aparentemente vão-nos ser dados meios de combate, tal como a Ministra prometeu aquando da apresentação dos resultados da reflexão nacional. Está nas nossas mãos fazer uso deles. Não passaremos a ter só génios na disciplina, certamente, mas pode ser que tenhamos menos alunos que odeiam a Matemática porque nunca a tentaram entender.
Para consultar:
Plano de acção para promover o sucesso na Matemática
Reflexão dos docentes do 3º ciclo sobre os resultados do exame de Matemática
Notícias:
Matemática: Ministra apela à adesão para combater insucesso
Sistema de ensino português não põe os alunos a pensar
. Os professores são culpad...
. 450???
. Plano de acção para promo...
. Carta Aberta à Sr.ª Minis...
. Debate nacional sobre edu...
. Crónicas de uma Profe no ...
. estatuto
. leitura
. material
. notas
. Dir. Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
. Dir. Geral dos Recursos Humanos da Educação
. Gabinete de Avaliação Educacional
. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
. Educare
. Netprof