Sexta-feira, 9 de Junho de 2006

Plano de acção para promover o sucesso na Matemática

Parece que o trabalho não foi em vão e que vamos, finalmente, ter algum espaço de manobra para o ensino da Matemática.
No início do ano lectivo fizemos, a nível de escola e depois alargada, uma reflexão bastante aprofundada acerca das dificuldades existentes e demos algumas sugestões para um possível sucesso.
Claro que todos sabemos existem muitos factores exteriores que condicionam a aprendizagem da Matemática, tal como a cultura de "dificuldade" a que todos a associam. É a única disciplina em que é aceite, por parte de muitos encarregados de educação, que os alunos não tenham sucesso. Já muitos de nós ouvimos  "Eu também nunca fui bom a Matemática" e é algo muito difícil de combater.
Aliado a factores como este, existem ainda a falta de empenho da grande maioria dos nossos alunos, o facto de se tratar de uma disciplina onde a continuidade é fundamental, onde os conhecimentos são encadeados.
Há que, de uma vez por todas, combater a sério todos os fantasmas da Matemática. Aparentemente vão-nos ser dados meios de combate, tal como a Ministra prometeu aquando da apresentação dos resultados da reflexão nacional. Está nas nossas mãos fazer uso deles. Não passaremos a ter só génios na disciplina, certamente, mas pode ser que tenhamos menos alunos que odeiam a Matemática porque nunca a tentaram entender.

Para consultar:
Plano de acção para promover o sucesso na Matemática
Reflexão dos docentes do 3º ciclo sobre os resultados do exame de Matemática

Notícias:
Matemática: Ministra apela à adesão para combater insucesso
Sistema de ensino português não põe os alunos a pensar

publicado por serprofessor às 15:12
link do post | favorito
De produzione sperma a 17 de Setembro de 2010 às 09:23
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Quer colaborar?

Envie os seus textos, imagens, notícias, projectos e outros para:
ser.professor@gmail.com

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Crata de uma Educandora

. Os professores são culpad...

. 450???

. Ainda a Matemática

. Plano de acção para promo...

. Mudam-se os tempos...

. Carta Aberta à Sr.ª Minis...

. Plano Nacional de Leitura

. Debate nacional sobre edu...

. Crónicas de uma Profe no ...

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

.tags

. estatuto

. Matemática

. concursos

. leitura

. material

. notas

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds