Sexta-feira, 25 de Novembro de 2005

Proibido estudar

Ao passar hoje por um dos blogs que leio regularmente, vi um artigo que resolvi trazer aqui.

Diz o Obsecado [sic]:

18-Nov-2005. Cartaz afixado à entrada do centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa. A causa do nosso mal é esta, e está escrita por extenso: "proibído [sic] estudar". Em Portugal é proibido estudar e nem é preciso vir um centro comercial dizer-no-lo. É essa proibição entranhada em nós que faz com que tenhamos a pior taxa de sucesso escolar da Europa, a pior taxa de alfabetização, a pior taxa de conclusão do ensino escolar obrigatório, a pior taxa de frequência universitária, os piores resultados em exames de seriação a nível global em matemáticas e ciências. Tudo isto porque é proibido estudar. Porque é proibido ter boas notas senão vem de lá a chacota dos colegas. Porque é proibido passar de ano porque os colegas chumbaram. Porque o normal, depois de acabar o ano escolar, é um colega perguntar ao outro "Então? Passaste?". Porque é proibido trabalhar no McDonald's para pagar as propinas da Universidade e coitadinhos, os paizinhos não podem pagá-las e a vida está cara (na Holanda, 90% dos universitários trabalham para se sustentar). Porque as escolas não têm condições a assim os alunos recusam-se a estudar e os professores a ensinar (somos miseráveis e não estamos para mudar isto, é o que devem pensar). Porque, porque, porque. Desculpas, desculpas, desculpas. No fim, claro que quem não estuda não sabe escrever "proibido". É um ciclo vicioso e dele não conseguimos sair.

Neste mesmo dia, mais ou menos pela hora a que tirei esta foto, passou diante deste cartaz uma manifestação de professores a caminho do ministério da Educação. "Exigimos respeito", e "Aposentação muito antes do caixão" eram as principais palavras de ordem da manifestação. E eu a pensar que eles já não faziam nenhum, aposentados ou não. Como me esclareceu o Miguel Sousa Tavares na sua crónica semanal no jornal Público, os professores têm um horário semanal de 35 horas, das quais passam em média 14 a dar aulas (quando não faltam) e 21 em casa ou na rua, a prepará-las. Pediu-lhes a ministra que, dessas 21 horas, ficassem oito na escola, para tapar os furos causados pelas faltas dos seus colegas. Que era "degradante" para a sua classe, responderam, terem de tapar furos, mas que o fariam se lhes pagassem horas extraordinárias (assim já não é degradante, conclui-se tristemente). Resta-me só concluir, para voltar ao tema, que estes professores de hoje são os que ontem também seguiram à risca o lema "proibido estudar". Como sair deste ciclo vicioso?



Penso que a primeira parte deste texto retrata muito bem a nossa realidade e a mentalidade da nossa sociedade.
A segunda parte leva-me a realçar a informação deturpada que é transmitida para o público. Segundo se lê, ...os professores têm um horário semanal de 35 horas, das quais passam em média 14 a dar aulas (quando não faltam) e 21 em casa ou na rua, a prepará-las...

O Estatuto da Carreira Docente diz o seguinte:

Artigo 77.° Componente lectiva
1 - A componente lectiva do pessoal docente da educação pré-escolar e do 1.° ciclo do ensino básico é de vinte e cinco horas semanais.
2 - A componente lectiva do pessoal docente dos 2.° e 3.° ciclos do ensino básico é de vinte e duas horas semanais.
3 - A componente lectiva do pessoal docente do ensino secundário, desde que prestada na totalidade neste nível de ensino, é de vinte horas semanais.
4 - A componente lectiva dos docentes da educação e ensino especial é de vinte horas semanais.
Artigo 79.° Redução da componente lectiva
1 - A componente lectiva a que estão obrigados os docentes dos 2.° e 3.° ciclos do ensino básico e os do ensino secundário e do ensino especial é sucessivamente reduzida de duas horas, de cinco em cinco anos, até ao máximo de oito horas, logo que os professores atinjam 40 anos de idade e 10 anos de serviço docente, 45 anos de idade e 15 anos de serviço docente, 50 anos de idade e 20 anos de serviço docente e 55 anos de idade e 21 anos de serviço docente.
2 - Aos professores que atingirem 27 anos de serviço docente será atribuída a redução máxima da componente lectiva, independentemente da idade.


Depois de ler isto, parece-me que fica claro que um professor só passa em média 14 a dar aulas quando atinge 27 anos de serviço...

publicado por serprofessor às 20:48
link do post | favorito
De Anónimo a 26 de Novembro de 2005 às 22:10
Ser professor!!! Ter este título para um blog é preciso muita coragem...a mesma que se tem para se ser professor hoje em dia!!!! O título já nos leva para o próprio tema que é tão abrangente como controverso, por isso teria tanto, tanto , tanto para dizer que o que faço ultimamente é ficar calada. Ninguém compreende os professores...nem mesmo todos os professores, pois são tão específicos e diferentes como as diversas especialidades médicas!!!! Só queria dizer o seguinte:Quem não dá aulas a crianças e a adolescentes rebeldes e obrigados a estarem na escola não poderá nunca compreender o stress e o cansaço por que passa o professor actualmente. Gostaria de dizer ao Miguel Sousa Tavares que é tão difícil motivar, explicar e preparar os textos e as obras de sua mãe (Sophia de Mello Breyner Andresen)que as horas que me «dão de esmola» para tal são insuficientes...isto para não falar do tempo que levo a corrigir textos argumentativos sobre os temas que perpassam na obra da escritora citada. Não disse que nunca mais acabaria???? biga
(http://vozesdomar.blogs.sapo.pt)
(mailto:mgjcalmeida@sapo.pt)
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Quer colaborar?

Envie os seus textos, imagens, notícias, projectos e outros para:
ser.professor@gmail.com

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Crata de uma Educandora

. Os professores são culpad...

. 450???

. Ainda a Matemática

. Plano de acção para promo...

. Mudam-se os tempos...

. Carta Aberta à Sr.ª Minis...

. Plano Nacional de Leitura

. Debate nacional sobre edu...

. Crónicas de uma Profe no ...

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

.tags

. estatuto

. Matemática

. concursos

. leitura

. material

. notas

. todas as tags

.links

.mais sobre mim

blogs SAPO

.subscrever feeds