Sábado, 10 de Junho de 2006

Ainda a Matemática

Está já disponível, no site do Ministério da Educação, o Plano de Acção para a Matemática: o plano e o edital.

Dada a sua importância, aqui fica:

PLANO DE ACÇÃO PARA A MATEMÁTICA

1ª ACÇÃO: PROGRAMA MATEMÁTICA: EQUIPAS PARA O SUCESSO
Medida 1: Elaboração de Planos de escola de combate ao insucesso na Matemática.
a) A Escola/Agrupamento, com base numa análise aos resultados dos alunos e de cada turma, propõem a aprovação de um conjunto de medidas que, no seu entender, possibilitarão, a médio e longo prazo (final do ciclo) melhorar os resultados dos alunos.
b) Este plano deverá identificar:
• Ponto de partida – resultados do aproveitamento constatado;
• Situação intermédia – resultados do aproveitamento esperado no final do ano lectivo
• Situação de chegada – resultados do aproveitamento esperado no final do ciclo.
• Estratégias e medidas a adoptar para os objectivos propostos.
• Descrição dos meios humanos a afectar e meios materiais necessários.
c) Aprovado o plano este é presente ao ME que estabelecerá com a escola o procedimentos e medidas de controlo sistemáticos dos resultados.
Escolas com 2º e 3º Ciclos
Conselhos Executivos
Grupos da Matemática
Conselhos Pedagógicos
Supervisores do Gave
A iniciar em 2006-2007
Medida 2: Continuidade pedagógica das equipas de docentes nas escolas, que acompanharão os alunos ao longo de todo o ciclo. Só deste modo se pode dar coerência ao projecto de fixação dos docentes por 3 anos.
Conselhos Executivos
A iniciar em 2006-2007
Medida 3: Desenvolvimento, no âmbito do Plano a apresentar ao ME, de projectos de trabalho conjunto entre os professores de Matemática e de Português.
Departamentos de Matemática.
Departamentos de Português.

Medida 4: Equipamento das Escolas com Laboratórios da Matemática, através de financiamento à aquisição de materiais manipuláveis, meios informáticos, software específico e do apoio à organização destas actividades nas escolas. Este equipamento deve estar incluído nos planos de escola.
Medida 5: Designação, por parte do ME, de um interlocutor privilegiado para acompanhar e estabelecer toda a ligação com cada escola envolvida no Projecto. Este interlocutor será nomeado de entre o conjunto de supervisores do Gave e, depois de colaborar com as escolas na elaboração do plano e com o ME na aprovação dos mesmos, acompanhará as escolas na implementação e monitorização do projecto.
Escolas
Equipa de Supervisores do Gave
A iniciar em 2006-2007


2ª ACÇÃO: PROMOVER A FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DE TODOS OS CICLOS DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO
Medida 6: Continuação do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores de 1º Ciclo, iniciado no ano lectivo de 2005-06, em articulação com Instituições de Ensino Superior de forma a garantir o acompanhamento dos professores do 1º ciclo.
Escolas Superiores de Educação e Universidades
Escolas de 1º Ciclo
Iniciado em 2005-06. Nova edição no ano lectivo 2006-07

Medida 7: Lançamento de um Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores de 2º Ciclo, também em articulação com Instituições de Ensino Superior a nível distrital.
Escolas Superiores de Educação e Universidades
Escolas com 2º Ciclo
A iniciar em 2006-07
Medida 8: Apoio a Programas de Formação Contínua em Matemática para professores do 3º Ciclo e do Secundário.
Universidades
Centros de Formação de Professores
A iniciar em 2006-07

3ª ACÇÃO: NOVAS CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES E DE ACESSO À DOCÊNCIA
Medida 9: Revisão das condições de formação inicial e acesso à docência, no sentido de garantir um reforço dos saberes da especialidade da docência nos planos de estudo e suprindo insuficiências que estão diagnosticadas no domínio da Matemática. Através destas orientações passará a ser exigido um número mínimo de créditos ECTS e a realização de um exame de acesso à docência.
Instituições de Ensino Superior com Formação Inicial de Professores
MCTES
A iniciar em 2007-08


4ª ACÇÃO: PROCEDER AO REAJUSTAMENTO E ÀS ESPECIFICAÇÕES PROGRAMÁTICAS PARA A MATEMÁTICA EM TODO O ENSINO BÁSICO
Medida 10: Reajustamento dos Programas de Matemática actualmente em vigor para os três ciclos do ensino básico, adoptando o Currículo Nacional do Ensino Básico como documento de referência.
Especialistas em Matemática e Didáctica da Matemática
Março de 2007.

Medida 11: Definição, para o 1º Ciclo, de tempos mínimos para a leccionação das várias áreas curriculares, garantido um tempo de leccionação da Matemática compatível com o cumprimento dos programas e com a aquisição das competências definidas pelo CNEB.
Ministério da Educação
A iniciar em 2006-07


5ª ACÇÃO: CRIAR UM BANCO DE RECURSOS EDUCATIVOS PARA A MATEMÁTICA
Medida 12: Compilação e divulgação na página do Gave de 1000 items de exame para o exame de 9ª Ano e de sugestões de trabalho, de forma a proporcionar uma maior familiaridade de professores e alunos com o tipo de exercícios proposto.
Gave
Abril de 2007

Medida 13: Disponibilização de um portal de recursos educativos para a Matemática.
Especialistas em Matemática e didáctica da Matemática
Medida 14: Publicação de brochuras de apoio científico e pedagógico para professores para os vários ciclos do Ensino Básico.
Especialistas em Matemática e didáctica da Matemática
Brochuras do 1º Ciclo: Setembro de 2006.
Outros Ciclos: Setembro de 2007.


5ª ACÇÃO: PROCEDER À AVALIAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO BÁSICO
Medida 15: Avaliação por peritos nacionais e internacionais dos manuais escolares de Matemática do 1º ao 9º ano do Ensino Básico.
Equipa de Peritos Nacionais e Internacionais nomeada pelo ME
Dezembro de 2006

publicado por serprofessor às 19:28
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1 comentário:
De tron a 12 de Agosto de 2006 às 23:07
a medida seria acbar com a república

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